A Unicamp realiza neste domingo (29) a primeira fase do Vestibular 2024 da universidade. Estão inscritos 64.705 estudantes, que disputam 2.537 vagas, em 69 cursos de graduação. O curso mais concorrido é o de medicina, com 295 candidatos para cada vaga, seguido por arquitetura e urbanismo, com 88, e ciência da computação, com 82 candidatos por vaga.
A primeira fase será aplicada em 31 cidades do Estado de São Paulo, e em cinco capitais fora de São Paulo: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador. A orientação é que os candidatos cheguem ao local de prova por volta das 12h, já que a partir das 13h não será mais permitido o acesso de candidatos. O tempo de duração da prova da primeira fase é de cinco horas, com a aplicação de 72 questões de múltipla escolha, distribuídas em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Biologia e Inglês. Cada questão tem quatro alternativas, e o acerto em cada questão vale um ponto.
Os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. É proibido o uso de de aparelhos celulares, relógios de qualquer tipo, e também qualquer outro tipo de equipamento eletrônico. Também não é permitido o uso de boné ou chapéu durante a prova. É permitido levar água, sucos, chocolates, e alimentos leves.
Neste ano a Comvest (Comissão Permanente para Vestibulares da Unicamp) registrou um crescimento de 5% no número de candidatos para o Vestibular 2024, em comparação ao ano passado. Com mais de 2,5 mil vagas, o vestibular da Unicamp é a principal forma de ingressar nos cursos de graduação da universidade, mas não a única atualmente, já que é possível ingressar na universidade por modalidades como Enem, Provão Paulista e Vestibular Indígena e olimpíadas científicas e competições de conhecimento.
A segunda fase do vestibular da Unicamp acontece nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023.