As cidades de Araras, Leme e Rio Claro estão com estoques zerados da vacina contra a varicela, popularmente conhecida como catapora.
O imunizante corresponde à 2ª dose contra a doença e deve ser aplicada em crianças entre 2 e 4 anos de idade.
O fim do inverno e o começo da primavera é o período de maior circulação da catapora.
Quem não está imunizado, pode estar em risco por conta dos surtos da doença.
A vacina é disponibilizada pelo Governo Federal em todo o país, de forma gratuita.
Porém, desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mudou o processo de produção da vacina em março deste ano, nenhuma nova dose foi enviada aos postos de saúde.
Com o estoque sem reposição, estados e municípios ficaram sem oferta do imunizante.
Mesmo com atraso, é importante imunizar. Enquanto isso, é preciso ficar atento aos sintomas e tentar proteger as crianças.
O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo disse que, em setembro, recebeu um comunicado do Ministério da Saúde relatando indisponibilidade de aquisição e distribuição da vacina contra a catapora, por problemas relacionados à qualidade na produção internacional do imunizante, o que afetou a distribuição do imunobiológicos para os Estados.
O CVE ainda disse que assim que o Ministério da Saúde encaminhar o imunizante para a Secretaria de Estado da Saúde, a distribuição será realizada para as unidades municipais de saúde.
O Ministério da Saúde informou que, em março, a Anvisa enviou um ofício onde recomendava a interrupção da distribuição das vacinas tetraviral e monovalente, contra a varicela.
A recomendação foi motivada por modificações identificadas no processo de fabricação das vacinas.
Após minuciosa reavaliação, a diretoria colegiada da Anvisa deliberou, em 24 de julho, pela aprovação do pedido excepcional para importação e distribuição dos lotes das vacinas de uma empresa e da Fiocruz.
Porém, a suspensão temporária nas entregas ocasionou a diminuição dos estoques nos estados e municípios, o que deve ser normalizado com novas remessas até dezembro.