O calor pode afetar a mecânica e outros sistemas dos veículos. Com as altas temperaturas, um carro parado pode chegar a 70ºC internamente. Um dos motivos é que a temperatura interna chega a dobrar em relação à externa dependendo do tempo em que o veículo ficou exposto ao sol. Mesmo que o automóvel tenha resistência para aguentar climas quentes, alguns cuidados podem ajudar a proteger o veículo do impacto do calor. Dario Kubo, Agente de Desenvolvimento da Concessionária Rota das Bandeiras, afirma que aumentam as ocorrências com estouro de pneus neste período.
A exposição ao sol e impacto do calor no carro também prejudicam a saúde do motorista. O representante da concessionária afirma que o ideal é evitar pegar estrada após refeições pesadas, e manter a hidratação adequada. Tudo para evitar que o condutor tenha algum mal súbito no volante.
O sistema de arrefecimento do motor, aditivos do radiador, além do motor e do ar condicionado são os itens que demandam mais atenção com o impacto do calor no carro. O mecânico Eder Porto conta quais manutenções são recomendadas para evitar esse problemas.
A exposição prolongada do veículo ao sol também danifica a lataria, causa rachaduras nas borrachas de vedação e resseca os revestimentos internos.