Calor extremo pode afetar carros; conheça cuidados para evitar acidentes

Imagem: Pixabay/ Reprodução

O calor pode afetar a mecânica e outros sistemas dos veículos. Com as altas temperaturas, um carro parado pode chegar a 70ºC internamente. Um dos motivos é que a temperatura interna chega a dobrar em relação à externa dependendo do tempo em que o veículo ficou exposto ao sol. Mesmo que o automóvel tenha resistência para aguentar climas quentes, alguns cuidados podem ajudar a proteger o veículo do impacto do calor. Dario Kubo, Agente de Desenvolvimento da Concessionária Rota das Bandeiras, afirma que aumentam as ocorrências com estouro de pneus neste período.

A exposição ao sol e impacto do calor no carro também prejudicam a saúde do motorista. O representante da concessionária afirma que o ideal é evitar pegar estrada após refeições pesadas, e manter a hidratação adequada. Tudo para evitar que o condutor tenha algum mal súbito no volante.

O sistema de arrefecimento do motor, aditivos do radiador, além do motor e do ar condicionado são os itens que demandam mais atenção com o impacto do calor no carro. O mecânico Eder Porto conta quais manutenções são recomendadas para evitar esse problemas.

A exposição prolongada do veículo ao sol também danifica a lataria, causa rachaduras nas borrachas de vedação e resseca os revestimentos internos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia apura esquema de falsificação após apreender vasilhames em Campinas

Tamanho das famílias encolhe na comparação entre os dois últimos censos em Campinas

Anel Viário é interditado em Valinhos após caminhão pegar fogo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.