Moradores do Parque das Universidades, em Campinas, estão com medo e reclamam dos casos de furtos no bairro. Câmeras de segurança já registraram diversos flagrantes. De janeiro a setembro deste ano, houve um crescimento de 23% em comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento no número de furtos de veículos foi de 28% em relação a 2022.
Câmeras de segurança registraram o momento em que um carro foi furtado na rua Dr. Euryclides de Jeseus Zerbini. Um homem se aproxima da frente do carro, desativa algum dispositivo na parte de baixo e a seta do lado esquerdo é ativada. Momentos depois ele entra no carro pela porta traseira e foge com o veículo.
Alguns minutos depois a situação se repete, mas dessa vez com dois bandidos. O estudante Vitor Mariano mora em frente ao local onde o primeiro carro foi furtado, na região do campus da PUC- Campinas.
Além dos carros, os bandidos também furtam os pertences dos moradores e estudantes. Foi o que aconteceu com o estudante Vitor Ferreira.
O 7º Distrito Policial é responsável pelas ocorrências na região. Segundo dados da delegacia, de janeiro a setembro deste ano, foram furtados 146 carros, 32 a mais que no mesmo período do ano passado.
Outros furtos somaram 917 casos de janeiro a setembro deste ano na mesma região. Foram 182 casos a mais que no mesmo período de 2022, um aumento de 23%. Vitor conta que os moradores têm tentado algumas formas de se proteger.
Em nota a Guarda Municipal disse que vai intensificar o patrulhamento nessa região da cidade. A Polícia Civil disse que investiga os furtos dos dois carros e que neste ano já prendeu quase 160 criminosos por furtos e roubos em Campinas.