O comércio eletrônico é uma realidade cada vez mais presente na vida dos consumidores. Para a Black Friday, que oferece descontos às vezes generosos nos produtos, cerca de 80% dos clientes pretendem fazer compras online, segundo analistas de mercado.
A facilidade de receber eletrônicos ou qualquer outro tipo de mercadoria em casa é tão grande quanto a possibilidade de cair em algum golpe. O professor da área de tecnologia do Senac, João Roberto Buffo Nogues, alerta o consumidor para não clicar em links que levem às lojas, pois geralmente é fraude.
Outra medida que evita golpes, segundo o especialista em tecnologia, é o uso do cartão virtual, que impede a clonagem e o acesso aos dados do cliente.
Para a compra ser segura, o consumidor deve acessar diretamente o site da empresa em que pretende adquirir o produto, sem passar por terceiros. Caso veja a promoção em outro lugar, a dica é não clicar em nada e ir até o endereço eletrônico seguro. No caso dessas lojas, os dados do cliente não podem ser acessados, por causa da Lei Geral de Proteção de Dados.