A corrida de rua ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Por ser uma atividade física simples, basta ter um tênis de boa qualidade e uma roupa confortável para que o atleta amador possa fazer o exercício.
Muito se discute, porém, qual tipo de calçado é o ideal para a pisada do corredor. O médico ortopedista Pedro Jaqueto explica que não há nada comprovado cientificamente sobre a influência do equipamento no desempenho e para conter lesões do praticante. Por isso, deve-se levar em consideração o conforto do tênis para correr.
Outra preocupação do corredor amador é se o tipo de pisada pode aumentar o risco de lesões nos ossos, especialmente joelho e pés. O ortopedista afirma que o atleta não deve modificar o tipo de pisada, a não ser que sinta desconforto.
Além do cuidado com as lesões nas pernas, o praticante de corrida deve cuidar da parte muscular. A ciência ainda não comprovou os efeitos do alongamento, mas o aquecimento é fundamental para que o atleta amador previna problemas nos músculos. Como a corrida envolve intensa atividade cardiovascular, a recomendação é que os iniciantes procurem um médico antes de começar a praticar a corrida.