A tragédia com a menina Isabela Fermino, que morreu em janeiro aos sete anos após a queda de uma árvore na Lagoa do Taquaral, em Campinas, comoveu toda a região. Mas quase 10 meses depois, a família de Isabela quer deixar a tristeza para trás e trazer lembranças positivas sobre a vida dela. E é por isso que foi lançado neste sábado em Campinas o livro “Poesias de Isabela”, com 22 poesias que Isabela escreveu em um caderno, inspiradas em acontecimentos da vida dela, desde àqueles cotidianos, como a hora de ir dormir, como aqueles mais especiais, como uma viagem à praia.
O pai de Isabela, Sérgio Fermino, conta como ela começou a escrever as poesias. “Depois de ela ter sido alfabetizada em casa, no período da pandemia, com 4 a 5 anos, ela tinha bastante coisa na cabeça, porque ela gostava de relatar o que ela vivia, as emoções que ela sentia. Nunca ninguém pediu para ela escrever, ela escreveu sempre porque quis, era desejo do coração dela, poetizar a vida dela, a ótica que ela tinha do mundo.
E o livro veio após uma promessa feita pela mãe, Gislene, à Isabela. “E a mãe dela, numa certa feita, falou assim pra ela: ‘Isabela, se você continuar escrevendo, a mamãe um dia vai publicar um livro pra você’. E nesse dia ela escreveu cinco poesias. Ela era super empolgada. E daí ela continuou investindo na escrita, a mãe dela comprou um caderno pra ela. Nós temos lá todos os originais, né? Então ela nasceu com dom.” E a publicação do livro aconteceu com a ajuda de amigos da família. Esses amigos entraram em contato a editora sem avisar os pais de Isabela, e questionaram a empresa se haveria o interesse em publicar um livro com as poesias. A resposta foi positiva, e assim o projeto do livro ilustrado foi adiante.
O livro vem para apagar a imagem triste relacionada à tragédia, e celebrar Isabela. “Eu costumo dizer que o livro corrige uma injustiça. Ninguém conhece a Isabela. Todo mundo sabe que uma menina, infelizmente, aos sete anos se despediu deste mundo por conta de uma tragédia. Mas nós vamos mostrar que essa menina que se despediu do mundo aos sete anos de idade é alguém com muita capacidade, alguém que amou muitas amizades, foi leal à família, alguém que valorizava, alguém que dançava balé, lutava jiu-jitsu, alguém que cantava. É uma menina, assim, extraordinária, um ponto fora da curva”, afirma o pai.
O lançamento do livro aconteceu neste sábado (11) em dois locais de Campinas simbólicos para Isabela e a família. Pela manhã houve a primera parte, na Escola Estadual Físico Sérgio Pereira Porto, onde Isabela adorava estudar. Na parte da tarde o lançamento foi realizado na Igreja Batista do bairro Cambuí, que ela frequentava com a família.
A partir de segunda-feira (13), o livro também passa a estar disponivel para aquisição no site da editora.