Um homem de 47 anos foi preso por guardas municipais suspeito de furto de objetos de bronze dentro do Cemitério da Saudade, em Campinas, nesta quinta-feira (23). Foram apreendidas seis peças, como placas com nomes e estatuetas.
Servidores do cemitério suspeitaram a movimentação do homem, e interviram quando ele estava próximo à saída do portão principal.
Os funcionários seguraram o suspeito e acionaram a Guarda Municipal. Na mochila, além dos objetos de bronze, foram apreendidas ferramentas que seriam utilizadas para remover as peças dos túmulos.
O homem e a mochila com os objetos apreendidos foram encaminhados até o plantão do 1º Distrito Policial, onde a ocorrência foi apresentada.
Segundo a Guarda, o homem, que já tinha passagem por furto e tráfico, teria confessado que furtou os objetos para trocá-los por drogas.
O suspeito acabou liberado após o registro da ocorrência. A razão apresentada é que não foram identificados dentro do cemitério os túmulos que tiveram as peças furtadas.
Funcionários da Setec foram até a delegacia recuperar o material.
A ouvinte Kátia Beraldi entrou em contato com a CBN Campinas relatando que também foi vítima desse crime no local. Nos túmulos da família, ela relata que os furtos começaram em setembro e o último no dia 18 de novembro. Ao todo, 9 placas e uma estatueta de bronze foram levadas. Nenhuma delas estava entre os objetos recuperados pela GM nesta quinta. A advogada relata que o fato é motivo de angústia aos familiares.
Durante a entrega do novo muro do Cemitério da Saudade, no dia 17 de novembro, a prefeitura anunciou a instalação de uma cerca elétrica em toda extensão do muro no prazo de 60 dias.
No mesmo prazo haverá ampliação das equipes de segurança do cemitério (de quatro para oito postos) e, até fevereiro de 2024, serão colocadas as câmeras de monitoramento.