Parte do óleo diesel que vazou de um caminhão-tanque após uma colisão com uma carreta na manhã desta quinta-feira na Rodovia dos Bandeirantes, em Jundiaí, atingiu a lagoa do Parque Botânico Jardim Tulipas.
Após o acidente, 35 mil litros de óleo diesel vazaram do caminhão. Segundo a prefeitura, parte do líquido chegou até o local pelas galerias de águas pluviais.
As equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos de Jundiaí isolaram a área da lagoa para a limpeza do local.
Além disso, a Cetesb também foi acionada para fiscalização e coleta de amostras para análise.
Segundo o órgão ambiental, as equipes instalaram barreiras de contenção e absorção do óleo tanto na entrada como na parte de escoamento da água do lago para evitar que o óleo atinja o Rio Jundiaí.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Indaiatuba foi alertado sobre a possibilidade de ter que paralisar a captação de água do Rio Jundiaí, caso seja detectada a presença do produto.
Os trabalhos de remoção e limpeza dos ambientes atingidos deverão continuar pelo menos até esta sexta-feira. As ações administrativas deverão ser avaliadas somente após o encerramento das operações emergenciais.