A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (28) uma operação contra uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em 11 cidades do interior de São Paulo, incluindo a região de Campinas.
De acordo com as investigações, a cidade de Americana estaria entre as que faziam parte do centro de distribuição de drogas. A operação também está sendo realizada em Santa Bárbara D’Oeste, Piracicaba e Sumaré.
Cerca de 200 policiais federais, com o apoio da Polícia Militar de SP, cumpriram 40 mandados de busca e apreensão, 4 mandados de prisão temporária e 11 mandados de prisão preventiva.
A polícia confirmou 6 prisões, sendo 1 em flagrante.
Também foram apreendidos carros de luxo, dinheiro, armas, joias, além de materiais para refino, preparo e embalo de drogas.
As investigações começaram há cerca de 12 meses. Segundo a polícia, a cidade de Santa Fé do Sul era a base do esquema, mas repercutia em outras cidades do interior paulista.
Em Santa Fé do Sul, a PF identificou pelo menos duas empresas suspeitas, sendo um hotel e um centro de beleza, que foram adquiridas pelo líder do grupo para a lavagem de recursos vindos do tráfico de drogas.
No município de Jales, os integrantes lavavam o dinheiro do tráfico em empresas de mototáxi, restaurantes, além de agiotagem e compra e venda de imóveis e veículos de luxo.
De acordo com as investigações, estima-se que somente nos últimos dois anos, o grupo movimentou mais de R$ 50 milhões.
A polícia também disse que o líder do grupo demonstrou relação com integrantes de facções criminosas.
A esposa dele, que é advogada, e também está entre os presos, utilizava da profissão para atender aos interesses de detentos vinculados ao grupo.
Os presos responderão por vários crimes relacionados ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro com penas que podem chegar até 30 anos de prisão. Os presos serão conduzidos para unidades prisionais da região em que foram detidos. O material apreendido será levado até a sede da PF em Jales/SP, responsável pelas investigações.
Além do Estado de São Paulo, a operação também acontece em Minas Gerais e Santa Catarina.