A Defesa Civil realizou nesta sexta-feira (17), em Campinas, uma reunião para definir ações preventivas e de redução de danos provocados por eventos climáticos extremos. Juntamente com representantes de secretarias da prefeitura, Corpo de Bombeiros, CPFL e a Embrapa criou-se durante a manhã o Comitê de Enfrentamento aos Eventos Climáticos.
Segundo Sidney Furtado, coordenador da Defesa Civil, o objetivo é uma ação com medidas mais sincronizadas entre estes órgãos diante dos impactos das ondas de calor e tempestades.
Uma programação com ações e informações preventivas também está estabelecida pelo grupo.
Ainda entre os assuntos, a previsão para este fim de semana. A região de Campinas está com alerta para os riscos de temporais entre esta sexta-feira (17) e domingo (19). A previsão é de muita chuva, raios e ventos de até 100km/h.
Além da população, os animais também sofrem com o impacto das mudanças climáticas.
A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável irá intensificar a divulgação de serviços focados na saúde animal.
Segundo a prefeitura, entre as ações práticas do Comitê, está um canal de comunicação direta para agilizar o fluxo de informação entre órgãos e população em cenário climático com risco de danos.
(Disponível em: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/campinasresiliente)
O encontro definiu ainda que serão revistos procedimentos de enfrentamento para as mudanças climáticas de 2024.