A prefeitura de Campinas anunciou que as praças esportivas e as piscinas públicas vão abrir na sexta-feira, 8 de dezembro, feriado de Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira da cidade.
A decisão foi tomada após, no feriado de 15 de novembro, o fechamento das piscinas ter incomodado muitos moradores, que queriam aproveitar o dia de calor.
Com a previsão de temperaturas acima dos 30ºC nesta sexta, a secretaria de Esportes afirma ter feito um acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos para permitir a abertura dos espaços.
Para compensar a abertura neste feriado, os espaços vão ficar fechados nos dias 24 e 31 de dezembro.
Para o ano que vem está sendo programada uma nova rodada de negociação entre a secretaria e o sindicato, tendo como meta a confecção de um calendário que permita a abertura das praças em alguns feriados.
As praças esportivas estão abertas à população para atividades espontâneas das 8h até às 12h e, no período da tarde, das 14h às 17h, de segunda a domingo.
O funcionamento das piscinas tem características próprias porque o equipamento precisa de cuidados especiais no tratamento da água.
Assim, os usuários podem frequentar as piscinas de quarta-feira a domingo, nos horários de 8h30 às 11h45, na parte da manhã, e das 14h às 16h45, no período da tarde.
O acesso às piscinas só pode ser feito com a apresentação da carteirinha única.
A confecção das carteirinhas pode ser feita em todas as praças em que as piscinas estejam funcionando normalmente, de quarta a sexta, das 8h30 às 11h30, e das 14h às 16h30.
Aos sábados, das 8h30 às 11h30. Os documentos necessários são duas fotos 3×4 recentes, RG, CNH ou Certidão de Nascimento e comprovante de endereço.
Menores de 18 anos, obrigatoriamente, deverão estar acompanhados de um maior responsável legal (pai, mãe ou portador da guarda legal) no momento da elaboração da carteirinha.
O valor da taxa mensal para os adultos frequentarem é de R$ 14,90. Os adolescentes associados, de 14 a 17 anos, pagam R$ 7,45. Crianças abaixo de 14 anos e os adultos acima de 60 anos, são isentos.