Com a expectativa de que uma nova sessão de abertura de propostas ocorresse ainda esse ano, o edital de licitação do novo contrato do transporte público de Campinas vai ficar para 2024. As sugestões da consulta pública ainda estão sendo analisadas para que o processo possa ser retomado.
De acordo com o prefeito de Campinas, Dário Saadi, um novo calendário deve ser divulgado em janeiro do ano que vem. Além disso, ele não descartou um aumento no preço das passagens para o ano que vem.
O Bilhete Único (BU) Comum na cidade já teve um reajuste no começo do ano e passou de R$ 5,15 para R$ 5,45. Assim como Vale Transporte, que passou de R$ 5,60 para R$ 5,90. Ambos com aumento de R$ 0,30.
Campinas havia anunciado, no meio de outubro, uma prorrogação do prazo da consulta pública para a construção do edital de licitação até o dia 30 dos mesmo mês. A medida era para atender uma solicitação do SetCamp, sindicato que representa as empresas de transporte.
Em seu ofício, o SetCamp destacava a necessidade de “inúmeras melhorias” que as empresas acreditam que devem ser feitas no edital e cita, em especial, o investimento em 256 veículos elétricos.
Em 20 de setembro, houve abertura dos envelopes, mas nenhuma proposta foi apresentada e a licitação foi considerada deserta.
Inicialmente prevista para março de 2016, a licitação do transporte público foi lançada porque o TCE avaliou como irregular a concorrência de 2005 (relembre abaixo). Segundo o tribunal, as empresas não poderiam ter passado pelo sistema de avaliações técnicas dentro da licitação de preços.
Atualmente, o sistema de transporte coletivo de Campinas possui 216 linhas, incluindo o serviço “Corujão”, e 896 ônibus em operação. Segundo a prefeitura, no mês de agosto de 2023 foram transportados, em média, 444 mil passageiros por dia útil na metrópole.
O edital que não recebeu propostas previa 15 anos de serviço, prazo prorrogável por mais 5 anos, com valor de R$ 8,2 bilhões após reajustes.