Ouça ao vivo

Quase metade dos monitorados por tornozeleira são acusados de violência contra a mulher

Foto: Thalita Souza/CBN Campinas

Quase metade dos criminosos soltos em audiências de custódia e que são monitorados com tornozeleira eletrônica foram acusados de violência doméstica. Desde o dia 11 de setembro, quando teve início o monitoramento, até o dia 8 de dezembro, 123 pessoas passaram a usar a tornozeleira, sendo 57 homens por violência contra a mulher.

Do total de monitorados, quatro foram presos em flagrante por descumprirem a medida protetiva, que é uma proteção prevista em lei para a mulher que se encontra em situação de violência doméstica.

Desde setembro, os acusados soltos em audiências de custódia na capital são monitorados com tornozeleiras eletrônicas. Foram disponibilizadas 200 por meio de uma parceria entre as Secretarias de Estado da Segurança Pública e da Administração Penitenciária.

Inicialmente, o sistema monitora apenas pessoas detidas na capital paulista, mas será expandido para outras regiões do Estado. Além dos acusados de violência doméstica, o tornozelamento está disponível para criminosos que já foram presos mais de uma vez. A ideia é reduzir a reincidência criminal durante o cumprimento de penas ou medidas alternativas à prisão.

De acordo com a central das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo quatro homens foram presos em flagrante ao tentar se aproximar de mulheres que tinham medida protetiva.

A partir do momento em que o agressor é monitorado com a tornozeleira, se ele se aproximar da vítima, automaticamente as forças policiais serão acionadas

O órgão também reitera a importância de as vítimas procurarem uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência para dar início às ações que podem culminar na prisão do agressor.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.