O XV de Piracicaba estreia nesta sexta-feira (5) na Copa São Paulo de Futebol Júnior contra o Sharjah, às 13h, na cidade de Alumínio. O primeiro adversário do Nhô-Quim é um dos caçulas da competição e possui relação próxima com o futebol do Oriente Médio.
O Sharjah Brasil FC, tem sede na cidade de Alumínio, região metropolitana de Sorocaba, e vai disputar a pela segunda vez a copinha. O clube-empresa faz referência ao Sharjah FC, um dos principais times dos Emirados Árabes Unidos, mas, apesar do nome, não conta com investimentos do exterior.
O clube foi criado em 2004 como Associação Atlética Cubatense, em Cubatão em 2008 e foi transferido para Itapevi, na Grande São Paulo, tornando-se o Itapevi FC. Desde 2022, se tornou como clube-empresa e mudou para Alumínio e teve o nome trocado para Sharjah Brasil FC. Marcello Neres, presidente do time desde 2008 é quem realiza a “parceria” com o mundo árabe.
o Sharjah tem relações estreitas com o mundo árabe desde 2009 e tem como objetivo uma gestão profissional que promova a revelação de atletas para intermediação no mercado local e internacional, com ênfase em oportunidades nos Emirados Árabes.
A partida entre XV de Piracicaba e Sharjah acontece no estádio José Ermírio de Moraes, em Alumínio. Além dos dois times, Trindade-GO e Náutico-PE formam o grupo 20 da Copa São Paulo.
*Com colaboração de André Galassi/EPTV