Pais de alunos que tentaram pedir transferência para Escola Municipal Profesor Vicente Rao, no Parque Industrial, em Campinas, tiveram problemas para realizar o processo nesta quarta-feira (3), data de início do prazo para o procedimento. As transferência podem ser solicitadas até 8 de janeiro, mas muitos pais deixaram a unidade sem concluir o pedido. Um deles contou à reportagem da CBN que foi à escola pela primeira vez às 10h da manhã e não teve sucesso, porque o sistema tinha caído.
O pai tentava transferir a filha, de 13 anos, de uma escola estadual para a unidade municipal. Ela vai cursar o 9° ano do Ensino Fundamental em 2024. Na terceira visita à escola Vicente Rao, já por volta das 16h, ele conseguiu concluir o pedido.
O serviço não pode ser feito online, e os pais precisam ir até a escola para solicitar a transferência. A inscrição é feita em um sistema único, e as vagas são alocadas nas redes estadual e municipal. A Secretaria de Educação de Campinas informou que esse sistema é gerenciado pelo Governo do Estado, e oscilou durante o dia todo.
A equipe técnica da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) confirmou o problema, e afirmou à CBN que atua para reduzir a lentidão no acesso à Secretaria Escolar Digital (SED). A previsão é que o sistema esteja normalizado nesta quinta-feira (4). A pasta explicou ainda o processo de transferência deve ser realizado diretamente na secretaria da escola em que os pais pretendem matricular o estudante.