A primeira obra prevista no plano antienchente da Prefeitura de Campinas é um piscinão no subterrâneo da antiga Praça de Esportes, na rua Alaíde Nascimento de Lemos, no Jardim Paranapanema. A capacidade de armazenagem será de 56,8 milhões de litros de água.
O custo total estimado da obra é de R$ 213.344.675,75. O edital foi publicado no dia 28 de dezembro de 2023. A prefeitura vai receber, até 30 de janeiro, as propostas de empresas interessadas em realizar a obra.
A disputa de preços deve ocorrer também no próximo dia 30. No processo licitatório vence a empresa ou o consórcio que der o maior percentual de desconto, ou seja, o menor valor total.
A previsão é que as obras comecem ainda no primeiro semestre de 2024 e sigam por dois anos, a partir da ordem de serviço.
A ligação da Avenida Princesa d’Oeste, no Jardim Proença, até o piscinão será feito por 352 metros de galerias de águas subterrâneas com 3,5 metros de diâmetro.
Os dutos vão levar a água do Ribeirão das Anhumas e do Córrego Serafim para os três grandes piscinões previstos nessa etapa da obra.
Em resumo, serão dois piscinões na região da Princesa D’Oeste recebendo água da bacia do Anhumas. E o terceiro piscinão ficará perto do terminal mercado, para segurar o impacto do Córrego Serafim na Orosimbo Maia.