Clubes-empresas se destacam em reta final da Copinha

Foto: Mauricio Rummens / Aster

As oito partidas e os 16 times classificados para as oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior foram definidos após o término da terceira fase nesta segunda-feira (15). O destaque ficou com a classificação de clubes-empresas focados em formação de atletas e que não possuem nem mesmo equipes profissionais.

Aster Itaquá, Ibrachina, Atlético Guaratinguetá, todos do estado de São Paulo, são os representantes desta categoria e que ainda seguem na luta pela conquista do título. Além do trio, há seis clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e outros sete da Série B vivos na disputa pela taça.

Nenhuma das três equipes possuem categoria profissional e, pelo menos um dos clubes, estará garantido nas quartas de final da Copinha. Isso porque Aster e Atlético Guaratinguetá se enfrentam nas oitavas de final, em jogo que será realizado na quarta-feira (17) em Itaquaquecetuba. O Ibrachina, por sua vez, encara o Coritiba, também na quarta-feira, na Ibrachina Arena, na zona leste de São Paulo.

O Aster eliminou o Palmeiras e se consolidou como maior ‘zebra’ desta edição da Copinha. O time foi fundado em março de 2023 e disputa somente a primeira competição oficial de sua história. O clube de Itaquaquecetuba é comandado pelo grupo Aster, que também é responsável pela gestão do Aster Brasil, equipe do Espírito Santo, fundada em 2019, e que disputa a segunda divisão do campeonato capixaba.

Fundado em 2020, o Ibrachina é um braço esportivo do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina). A equipe possui o certificado de clube formador da CBF e possui o menor estádio entre as 32 sedes da Copinha, com capacidade de 600 espectadores na Ibrachina Arena, localizada na Mooca, zona leste de São Paulo. Em 2023, eliminou o Vasco na terceira fase e só parou nas oitavas de final e em 2024, já garantido entre os 16 melhores times, tenta melhorar a marca.

Projeto mais consolidado entre os clubes-empresa, alguns frutos já são vistos dentre os principais jogadores que passaram pelo Ibrachina. Nomes como Riquelme Filipe, do Palmeiras, Daniel Sales, do Flamengo, e Renan, do Atlético-MG, são destaques de grandes clubes que começaram no time da Mooca.

Já o Atlético Guaratinguetá foi fundado em 2021 pelos empresários Cacalo e Carlos Arini, com foco na formação, revelação e profissionalização de atletas. A dupla já havia tido sucesso no início dos anos 2000, quando atuaram ativamente no Guaratinguetá Esporte Clube, terceiro colocado do Campeonato Paulista de 2008.

O ex-jogador Marcinho Guerreiro é sócio e diretor da equipe, enquanto o ex-zagueiro Jeci é o técnico. Nesta Copinha, já eliminou Bahia e Cuiabá nas fases anteriores. Em 2023, parou na segunda fase, nos pênaltis, contra o Fluminense.

A competição começou em 2 de janeiro e termina no dia 25 do mesmo mês, com a final sendo na cidade de São Paulo, em comemoração aos 470 anos de fundação da capital paulista. As partidas das fases eliminatórias são disputadas em jogos únicos e, em caso de empate no tempo normal, a vaga para a próxima fase é definida nos pênaltis.

*Com colaboração de André Galassi/EPTV

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ponte Preta vence o XV de Piracicaba em jogo-treino

Maguinho desfalca Ponte Preta no duelo contra o Floresta; Jeh retorna após suspensão

Com torcida especial para Ryuta Takahashi, Guarani vence o Rio Branco pela Copa Paulista

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Ponte Preta vence o XV de Piracicaba em jogo-treino

A Ponte Preta venceu o XV de Piracicaba por 3 a 0 em jogo-treino realizado na manhã desta terça-feira (15) no CT do Jardim Eulina, em Campinas. O técnico Alberto Valentim utilizou jogadores considerados reservas e também dos juniores. Vicente Concha, Luiz Felipe e Miguel, marcaram os gols da Macaca.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.