Buscando o 11º título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Corinthians enfrenta a equipe do América-MG nesta quinta-feira (18), pelas quartas de final da competição. A bola rola às 21h35, no estádio Bento de Abreu, em Marília. Os mineiros buscam alcançar a terceira semifinal consecutiva, enquanto o Timão quer retornar aos quatro melhores times do torneio após quatro anos.
A última vez em que o Corinthians chegou na semifinal foi em 2020, quando foi batido pelo Internacional. Maior campeão da história da Copinha, com dez taças, o clube vive jejum de sete anos sem títulos e busca voltar ao topo após o hiato que vem desde 2017.
O América-MG vai em busca de recordes e do bicampeonato. O Coelho venceu a edição de 1996, foi terceiro colocado em 2022 e vice-campeão em 2023 perdendo a decisão para o Palmeiras. Caso passe do Corinthians, irá emendar a terceira semifinal consecutiva, o que seria recorde na história do clube.
Para além das marcas, o time mineiro possui atletas experientes no elenco, com quatro jogadores que já foram testados no profissional. Há possibilidade do clube aproveitar garotos que estão na Copinha para disputar o Campeonato Brasileiro da Série B. Em 2023, sete garotos que despontaram na campanha finalista do coelho foram utilizados pelo elenco principal.
O vencedor do duelo entre Corinthians e América-MG, enfrenta na semifinal o vencedor de Athletico-PR e Novorizontino, novamente em jogo único. Do outro lado da chave estão Flamengo, Aster-SP, Coritiba e Cruzeiro.
A Copinha começou no dia 2 de janeiro e termina no dia 25 do mesmo mês, com a final sendo na cidade de São Paulo, em comemoração aos 470 anos de fundação da capital paulista. As partidas das fases eliminatórias são disputadas em jogos únicos e, em caso de empate no tempo normal, a vaga para a próxima fase é definida nos pênaltis.
*Com colaboração de André Galassi/EPTV