O mês de dezembro foi o mais seco dos últimos cinco anos em Salto. Segundo um levantamento divulgado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), choveu apenas 49,3 milímetros na cidade em 31 dias.
A média é a menor desde 2018, ano em que os números consolidados passaram a ser disponibilizados.
Os dados são do posto pluviométrico da Estação de Tratamento de Água Bela Vista.
Conforme a autarquia, o mês registrou chuva em apenas quatro dias. Ao todo, foram 49 milímetros, contra 246mm no ano passado, por exemplo.
O SAAE também explicou que o tempo mais seco no final do ano, somado às sucessivas ondas de calor causas pelo fenômeno El Niño, feriados prolongados e férias escolares fizeram o consumo de água disparar em toda a cidade.
Além disso, o desperdício e uso indevido tendem a crescer nessa época, o que resultou na dificuldade de sustentação dos níveis dos reservatórios em várias regiões.
Com as temperaturas mais amenas dos últimos dias, o SAAE tem conseguido manter o abastecimento de água por mais tempo em comparação há cerca de uma semana e meia, por exemplo, e também aplicando manobras para esticar o tempo de fornecimento até altas horas da noite na grande maioria dos bairros – impactando menos, dessa forma, na rotina doméstica dos moradores.