A EPTV, afiliada da TV Globo, lançou nesta segunda-feira (15) a Campanha de Combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O objetivo é mobilizar as cidades da região para ações de combate ao mosquito.
A 7ª edição acontece nas quatro praças da EPTV: Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha.
O ano de 2023 registrou o maior número de mortes por dengue nos últimos cinco anos. Foram 287 vidas perdidas por complicações da doença em todo o Estado de São Paulo.
E 2024 também preocupa autoridades de saúde.
Segundo o diretor de Relações Institucionais da EPTV, Paulo Brasileiro, a ação, em parceria com as prefeituras, segue pelos próximos dois meses.
Durante o período, os moradores das cidades participantes podem acessar o site mutiraoregional.eptv.com.br para conferir as ações de combate de cada região.
O dia 24 de fevereiro será marcado como DIA D, ação conjunta entre todos os municípios.
Segundo o coordenador do programa de arboviroses de Campinas, Fausto de Almeida Marinho Neto, este tipo de movimento auxilia na queda da reintrodução da doença entre cidades vizinhas.
Para o combate ao mosquito transmissor da doença, é preciso eliminar a água armazenada de locais que podem se tornar possíveis criadouros, como por exemplo, garrafas e vasinhos de plantas.
Os principais sintomas da dengue são febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia.
Ao apresentar qualquer destes sintomas, o morador deve procurar um hospital para atendimento médico.