Falta de sangue faz Mário Gatti cancelar cinco cirurgias eletivas

Guilherme Pierangeli/CBN Campinas

Desde a última quinta-feira (4) cinco cirurgias que estavam agendadas no Hospital Mário Gatti em Campinas precisaram ser canceladas. O motivo é o nível crítico dos estoques de sangue na unidade que é referência no SUS para atendimentos.

Além das quatro cirurgias adiadas na quinta, nesta sexta-feira um paciente que passaria por um procedimento ortopédico não pôde ser atendido.

O diretor técnico do Hospital Mário Gatti, Dr. Carlos Henrique Arca, explica que nenhum paciente entra no centro cirúrgico sem uma reserva segura de sangue.

Os locais responsáveis por receber o sangue utilizado nas cirurgias estão registrando procura abaixo do normal. O Hemocentro da Unicamp, responsável pelo fornecimento não só em Campinas, mas para 60 hospitais aos serviços que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS), registrou queda de 40% nas doações.

No Centro de Hematologia, ao fim do atendimento desta quinta o dia rendeu apenas 20 bolsas de sangue o que representa 1/3 do que é doado regularmente, como explica Gisele Vieira, Assistente Social da instituição.

Para ajudar mudar esse quadro, pessoas que tenham entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Quem tem 16 ou 17 anos deve apresentar consentimento formal e presencial dos pais.

Doadores devem pesar mais de 50 quilos, não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos e, se for doar depois do almoço, esperar três horas após a refeição.

Os locais de doação são:

Hemocentro, na rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária

Hospital Mário Gatti, na Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália.

Centro de Hematologia, na Avenida Júlio de Mesquita, 571

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.