Após uma denúncia anônima, a Guarda Municipal de Campinas localizou um despejo irregular de entulho em um terreno às margens do Rio Capivari, no Jardim Nova Mercedes, na tarde desta segunda-feira (15).
No local, a corporação encontrou vários materiais. Sacos com lixo, entulhos de construção civil e até concreto foram despejados na área, com possibilidade de contaminação do leito.
Um homem foi flagrado pelos agentes no local. Ele seria o responsável por “administrar” o aterro clandestino e cobrar valores dos caçambeiros que faziam o despejo do material, segundo o Inspetor Donizette, da Guarda Municipal de Campinas.
As equipes também constataram o desmatamento ilegal da área, com vestígios de várias árvores cortadas, em uma área que é de preservação ambiental.
A área, às margens do Rio Capivari, é pública, mas como o aterro clandestino é amplo, os estragos podem ter invadido também uma área particular da região, no Jardim Nova Mercedes. A partir de agora, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente de Campinas deve acompanhar o caso.
O homem foi detido e conduzido à 2ª Delegacia Seccional de Campinas, onde a ocorrência foi apresentada. Ele foi liberado, mas vai responder por crime consumado contra o meio ambiente e poluição. A Polícia Civil vai investigar o caso e levantar quais empresas realizaram o descarte clandestino.