Ouça ao vivo

Mutirão contra a dengue no Jardim Eulina tem drones e soldados do Exército

Guilherme Leal/CBN Campinas

Agentes de saúde, guardas municipais e até soldados do Exército participam do mutirão contra a dengue no Jardim Eulina realizado nesta quinta-feira (11). Uma verdadeira operação de guerra que contou com três drones e com a possibilidade de entrada forçada em imóveis fechados.

Em 2023 Campinas registrou 11.073 casos de dengue. Só em 2024 foram 134 casos e destes 73 deles foram no Jardim Eulina. No mutirão desta quinta e sexta a expectativa é que sejam visitados 4 mil imóveis.

O problema é que a taxa de recusa da entrada dos agentes nas casas no Eulina tem sido alta. No último mutirão foi de 57%. De acordo com o prefeito Dário Saadi, por enquanto a possibilidade de multa aos moradores que não cuidem dos quintais ou não permitam entrada dos agentes está descartada.

Coordenadora de saúde da região norte Daniela Hilbert disse que a região norte inspira cuidados devido a grande quantidade de casos e que no começo desse ano já foi registrado aumento na procura por atendimento no centro de saúde do bairro. Por isso é importante a permissão para os agentes entrarem nas casas.

O aposentado Valdemar Silva teve dengue em 2021 e por isso cuida ainda mais do próprio quintal. Junto com a esposa, ele não deixa nenhum recipiente que possa acumular água ao relento.

Sobre a entrada forçada em imóveis vazios, os locais precisam ser flagrados com piscinas e caixas d’água abandonadas ou diversos espaços que possam servir de criadouros para o mosquito.

Ainda no primeiro trimestre de 2024 estão previstos mais cinco mutirões e o próximo deve acontecer ainda em janeiro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.