A Guarda Municipal e a Emdec realizaram na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas, uma operação para fiscalizar motocicletas com escapamentos “barulhentos”. A ação aconteceu por quase duas horas, nos dois sentidos da Avenida Norte Sul, uma das principais da cidade.
Segundo a GM, 17 motos foram apreendidas e encaminhadas ao pátio da EMDEC. Ao todo, 87 motocicletas foram abordadas.
O subcomandante da corporação, Edilson Silva, pontou que as motos com escapamentos irregulares estão sendo alvo de reclamações da população.
O som alto emitido por escapamentos de motos adulterados é uma infração grave, com multa de R$ 195,23, perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo.
A medida descumpre uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que estabelece limites para emissão de ruídos de escapamento de motos, além de ferir o Código Brasileiro de Trânsito, que proíbe adulteração de escapamentos e motores de veículos.