O número de pacientes que buscam por dentistas no Sistema Único de Saúde de Campinas aumentou em 2023, tanto no Centro de Especialidades Odontológicas quanto nos Centros de Saúde. Com a grande procura, a reclamação pela demora e dificuldade no atendimento com os profissionais de odontologia.
No Centro de Saúde do Jardim Fernanda, o atendimento começa às 7h30, mas a paciente Aline contou que chegou às 2h30 porque a quantidade de senhas é limitada.
As reclamações se repetem entre os pacientes. A dona de casa Cleonilde de Jesus Silva também enfrenta problemas para passar por atendimento.
Dados obtidos via Lei de Acesso a Informação (LAI) pela EPTV, com o governo municipal, apontam 5.634 mil consultas no Centro de Especialidades Odontológicas em 2021. Em 2023, até novembro, o número saltou para 11.563 mil.
Nos Centros de Saúde, o crescimento de 2021 para 2022 foi de 9.8%, passando de 128,8 mil consultas para 141,5 mil.
Segundo a coordenadora de saúde bucal de Campinas, Isabella de Oliveira, a prefeitura está tentando ampliar o serviço. A coordenadora ainda informou que os postos de saúde já estão começando a receber agendamentos pelo telefone 160.
Até o momento, apenas algumas unidades estão adaptadas para o serviço. A orientação é que todos os Centros de Saúde estejam atendendo desta forma até o fim de janeiro.