Após casos de mortandade de peixes e despejo irregular de lodo e cal que deixou água com duas cores no Rio Piracicaba nos primeiros dias deste ano, a prefeitura vai passar a divulgar avisos à população sobre qualidade do volume de água captado dos mananciais para abastecimento da cidade.
Os moradores, ainda conforme a administração municipal, podem acompanhar avisos sobre alterações físico-químicas das águas, aplicação de produtos adicionais para tratamento, entre outras informações.
A administração municipal e o Serviço de Água e Esgoto de Piracicaba criaram um protocolo nas redes sociais e páginas oficiais da prefeitura sobre a qualidade das águas captadas do Rios Piracicaba e Corumbataí.
As informações serão divulgadas, segundo a prefeitura, a partir das análises feitas pela autarquia e pela Cetesb.
A partir das análises da Cetesb e do Semae, com parâmetros que permitem antever situações relacionadas aos mananciais, poderão ser tomadas medidas pertinentes em casos de irregularidades constatadas.
Esse trabalho já acontece de forma constante, mas não era divulgado à população.
No dia 10 de janeiro, a Cetesb flagrou despejo irregular de lodo no Rio Piracicaba. Por conta da situação, um trecho do manancial chegou a ficar com duas cores.
Foi identificado lançamento irregular, sem tratamento, de lodo da caixa de decantação da Estação de Tratamento de Água 2, do Semae.
Além disso, também foi identificado o lançamento de cal, da limpeza do filtro de cal no local.
A Companhia informou que vai adotar medidas administrativas junto ao Semae, conforme a legislação atual. A autarquia municipal disse está realizando análises internas em relação ao ocorrido e as causas.