Com a alta de casos de dengue em Campinas, o número de pessoas buscando a vacina contra a doença em clínicas particulares também cresceu significativamente.
O imunizante custa entre R$ 395 e R$ 500 na rede particular. Porém, como são necessárias duas doses para a imunização completa, esse valor dobra. Mesmo assim, parte da população prefere fazer esse investimento.
O Luis Alberto Verri atua na área da imunização há 27 anos e atualmente trabalha em uma clínica particular no Jardim Guanabara. Ele explica que desde o ano passado já foi possível verificar um aumento na procura, chegando a um crescimento de 100%.
A mesma coisa acontece em uma clínica na Vila Madalena, onde Karyane Oliveira trabalha. No local, a vacinação contra a dengue representa 97% dos serviços procurados.
E a expectativa é de que a busca pela imunização cresça ainda mais, já que Campinas e todas as outras cidades da Região Metropolitana não estão na lista de municípios que vão receber a primeira leva de vacinas contra a dengue disponibilizada pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o último levantamento divulgado pela prefeitura de Campinas, a cidade registrou 855 casos da doença somente nos primeiros 25 dias do ano. Um problema que vem crescendo há algum tempo. No ano passado, a cidade apresentou mais de 11 mil casos e três óbitos, a 6ª maior epidemia desde o início da série histórica monitorada pela prefeitura, em 1998.