Familiares de Isabela Tibúrcio Fermino, que morreu aos 7 anos após ser atingida por um eucalipto na Lagoa do Taquaral, farão uma homenagem à menina na manhã desta quarta-feira (24), exatamente um ano após a tragédia que marcou Campinas. O ato ocorrerá no próprio parque. Na ocasião, Isabela, que morava em Hortolândia, comemorava o aniversário de uma prima, durante um piquenique com a família. A árvore, de 20 metros, caiu próximo à lagoa dos pedalinhos.
Isabela também receberá uma homenagem da Prefeitura de Campinas, que anunciou que a Lagoa do Taquaral terá um Espaço Cultural e Sala de Leitura, na Área dos Eucaliptos, com o nome de Isabela Tibúrcio Fermino. Segundo a administração municipal, a homenagem foi definida em comum acordo entre a Prefeitura e Sérgio Fermino, pai da menina.
A área com Espaço Cultural e Sala de Leitura terá livros infantis, com uma praça em frente, onde haverá bancos, iluminação e paisagismo. Isabela era leitora, adorava poesia e deixou um livro de poesias de própria autoria, lançado pela família em novembro de 2023, “Poesias de Isabela”, em que retrata situações do dia a dia e de como ela enxergava o mundo, com ternura e carinho.
O objetivo do novo espaço no parque, de acordo com a Prefeitura, é eternizar a memória e a essência de Isabela e manter, sempre presente, o incentivo para que todos leiam, especialmente as crianças.
As obras do Espaço Cultural e Sala de Leitura Isabela Fermino e o Espaço da Criança devem ser concluídas até maio deste ano. O local fica entre a área dos pedalinhos e a Concha Acústica, e poderá ser acessado tanto pelo Portão 1 quanto pelo Portão 2 da Lagoa.
O imóvel, já existente no parque, é utilizado atualmente para serviços diversos e se transformará no Espaço Cultural e Sala de Leitura Isabela Fermino. Passará por reforma elétrica, hidráulica, pintura e retirada de divisórias, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
A praça em frente ao Espaço Cultural terá bancos, iluminação em LED e paisagismo. A área total, incluindo a Sala de Leitura e a praça em frente, é de aproximadamente 200 metros quadrados. Os livros infantis, o mobiliário e a decoração interna do espaço serão feitos pela Secretaria de Cultura e Turismo para receber os apreciadores de leitura.
A área é próxima do local onde está sendo construído o parque infantil Espaço Criança, de 3,5 mil metros quadrados. Ele terá brinquedos sensoriais, inclusive com água; pisos de diversas texturas; áreas para piquenique; balanços, gangorras, gira-gira; bancos, mesas; bebedouros; lixeiras e paisagismo.
No local, também teve início na última sexta-feira, dia 19 de janeiro, o reflorestamento da área, com o plantio de mais de 500 árvores adultas de espécies nativas.