‘Aedes do Bem’ é alternativa no combate ao mosquito Aedes aegypti

Foto: Arquivo/CBN Campinas

Diante do aumento do número de casos de dengue na região, uma alternativa adotada, em anos anteriores, por Indaiatuba e Piracicaba trouxe ânimo na época no combate ao mosquito Aedes aegypti.

O projeto-piloto ‘Aedes do Bem’ foi com Piracicaba, de 2015 a 2018. Em laboratório, era feita a alteração no DNA dos mosquitos. Em seguida, eles eram soltos em algumas regiões da cidade. Quando fecundavam as fêmeas, por conta da alteração genética, os ovos eram inférteis, impedindo a reprodução. A soltura era sempre de machos, pois eles não contribuem para a transmissão da dengue. Apenas as fêmeas que picam.

Mas o município apontou que a ação se tornou “economicamente inviável”. Além de que os resultados obtidos na ação não atingiram as expectativas desejadas, segundo Marcelo Carvalho, gestor de projetos da saúde.

Fato que a empresa responsável pelos testes contesta. Luciana Medeiros, Coordenadora de Vendas da multinacional britânica Oxitec, diz que houve 98% de supressão do mosquito nas áreas tratadas.

Em Indaiatuba, o projeto aconteceu de 2018 a 2023. A empresa disse que o resultado foi 96% na diminuição da população do Aedes aegypti nas regiões estudadas.

Mas governo municipal informou que a ação aconteceu em conjunto com outras técnicas, segundo Ulisses Bernardinetti, coordenador do Centro de Operações contra Dengue.

Recentemente, o projeto  ganhou um novo modelo que utiliza “mini caixas” da tecnologia em versões domésticas, com dosagem menor dos insetos para uso em residências ou pequenos estabelecimentos comerciais. A compra pode ser feita por qualquer pessoa.

A Secretaria de Saúde de Piracicaba afirmou que segue buscando alternativas sustentáveis e de menor custo para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Já Indaiatuba disse que, no momento, avalia a tecnologia segundo sua capacidade para futuras aplicações.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Câmara de Campinas aprova primeira votação de lei que reforça segurança em piscinas

Polícia apreende ampolas de anestésico veterinário durante operação na região

Moto fica destruída após colisão com van em Ipeúna; motociclista morreu

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.