O Carnaval de Rua em Campinas começa nesta sexta-feira, com o desfile dos blocos carnavalescos.
Por meio do Mapeamento de Intenção de Blocos Carnavalescos, a Secretaria de Cultura e Turismo identificou todas as iniciativas carnavalescas dos grupos culturais da cidade.
Com essas informações foi possível dialogar com cada comunidade para otimizar trajetos, juntar iniciativas, organizar horários e prever as estruturas necessárias para garantir a segurança e condições sanitárias.
Este mapeamento também permitiu o planejamento dos órgãos de segurança, de trânsito, fiscalização de ambulantes, limpeza pública etc. Este ano, 55 blocos se credenciaram para o Carnaval, e parte deles já fizeram a festa nos últimos dois fins de semana.
Nesta sexta-feira, saem dois blocos: um na Vila Costa e Silva e outro em Barão Geraldo, ambos das 17h às 22h.
O Abre Alas terá a apresentação de três blocos locais: o Bloco dos DJs, o Bloco do Maracatucá e o Berra Vaca.
A apresentação tem o apoio de outros blocos da região e os feirantes de artesanato do distrito a fim de fortalecer a economia criativa e local. Este ano o bloco conta também com a parceria das cervejarias locais.
A Vila Costa e Silva, reduto do samba e do pagode em Campinas, recebe o show Samba 90 Graus.
O projeto é composto por três dos maiores expoentes do gênero nos anos 1990 e 2000 – Netinho de Paula, Chrigor e Márcio Art. O evento contará ainda com a participação especial da Escola de Samba Estrela D’Alva – original do Costa e Silva e a mais tradicional e antiga da cidade – e também da banda Vakaloka.
Programação
- Carna Costa e Silva
Rua dos Camaiurás, Vila Costa e Silva
17h às 22h - Abre Alas
Praça Durval Pattaro, Barão Geraldo
17h às 22h