Ouça ao vivo

Em 2023, envio de cartas registra queda de 47% em Campinas

Em 2023, 562.655 cartas foram postadas nos Correios, em Campinas. O número representa uma queda de 47% em relação ao ano anterior.
Foto: Divulgação/Correios

Em 2023, 562.655 cartas foram postadas nos Correios, em Campinas. O número representa uma queda de 47% em relação ao ano anterior.

Os dados reúnem os envios de livros, malas diretas, propagandas e comunicações de empresas. Atualmente, grande parte do envio de mensagens é de pessoas jurídicas para pessoas físicas, como comunicados e boletos, a chamada “comunicação formal”.

Nas ruas, é difícil encontrar quem ainda envia cartas. O João Paulo Silva, é técnico de segurança do trabalho, diz que até sabe fazer uma postagem, mas nunca precisou por conta da tecnologia.

O aposentado Eduardo Neto já chegou a enviar, mas se rendeu também aos aplicativos de mensagens e e-mails.

A técnica de enfermagem, Marta Silva, se surpreendeu ao descobrir que ainda é possível enviar cartas. Ela narra com nostalgia o tempo em que escrevia e recebia cartas na infância.

Para enviar uma carta, é preciso ir até uma agência dos Correios. Os valores são por peso, começando com o pacote básico de R$2,45 até 20 gramas.  

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.