O caso de três passageiros que ficaram feridos após o ônibus em que eles estavam ser atingido por uma pedra na Rua Dr. Gustavo Orsolini, na região do Jardim Itatinga, foi mais um dos tantos registrados nos últimos meses em Campinas. E aconteceu um dia depois de uma reunião entre representantes da Emdec, Guarda Municipal e operadoras do sistema para tentar traçar medidas preventivas.
A principal estratégia que foi adotada na reunião, que aconteceu sexta-feira à tarde, foi o reforço do patrulhamento da Guarda Municipal nas regiões do Itatinga e Parque Oziel, especialmente aos finais de semana, noites e madrugadas.
Assim como foi neste sábado, as ocorrências envolvem, em geral, evasão da tarifa (jovens pulam a catraca sem pagar) e depredação dos veículos (quebra de vidros, por exemplo).
Para execução a longo prazo, também foram discutidas ações para estreitar o relacionamento com a Vara da Infância e Juventude e estruturar programas de educação para mobilidade voltados à prevenção do vandalismo, a serem desenvolvidos em instituições de ensino e entidades assistenciais.
Campanhas de comunicação em redes sociais que impactem o público jovem das comunidades também serão estudadas.