A responsável técnica e o diretor técnico da Coden Ambiental – Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa foram presos nesta segunda-feira.
Os funcionários da concessionária responsável pelo tratamento de água na cidade são investigados por despejo de esgoto direto no Ribeirão Quilombo, no trecho que corta a cidade.
O caso foi apresentado na Central de Polícia Judiciária de Americana no início da noite desta segunda-feira.
A Prefeitura de Nova Odessa e a Coden Ambiental informaram, em nota, representantes da empresa de economia mista – inclusive ou presidente Elsio Bocaletto – foram à delegacia para prestar esclarecimentos.
A administração explica que a Delegacia Seccional de Americana estaria investigando uma denúncia de possível crime ambiental que teria sido cometido em território de Nova Odessa, sobre o suposto derrame de esgoto sem tratamento no Ribeirão Quilombo.
Nova Odessa trata 100% do esgoto doméstico do município, número alcançado após a inauguração da ETE Quilombo, alvo da investigação.
A Coden informou, ainda, que vai analisar detalhadamente as informações disponíveis e tomar medidas que se mostrem necessárias para resolver eventuais problemas que possam ser descobertas.
A Agência Ambiental da Cetesb de Americana afirmou que não foi notificada do caso.