CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prefeitura compra 75 mil testes rápidos de covid-19 para dar conta da demanda

A Rede Mário Gatti, responsável pela administração dos hospitais municipais e unidades de pronto atendimento de Campinas, abriu dois processos para a compra de 75 mil testes rápidos de covid-19

Prefeitura compra 75 mil testes rápidos de covid-19 para dar conta da demanda
Foto: Divulgação

A Rede Mário Gatti, responsável pela administração dos hospitais municipais e unidades de pronto atendimento de Campinas, abriu dois processos para a compra de 75 mil testes rápidos de covid-19 para abastecer as unidades.

Do total, 25 mil serão adquiridos de forma emergencial e 50 mil por meio de pregão eletrônico.

A compra acontece por causa do aumento no número de pacientes com sintomas respiratórios buscando atendimentos nas unidades e visa garantir estoques para a realização dos testes na Rede e prevenir possível falta do insumo no mercado.

Nas duas últimas semanas epidemiológicas, segundo o Painel Interativo de Síndromes Respiratórios, houve um aumento de 127,6% nos atendimentos de sintomáticos respiratórios nos prontos-socorros do Hospital Ouro Verde e Mário Gatti e nas UPAs São José, Carlos Lourenço, Padre Anchieta e Campo Grande.

Na semana epidemiológica 7 (de 11 a 17 de fevereiro) foram 380 pacientes atendidos e, na semana seguinte, de 18 a 24 de fevereiro, 865.

Campinas registrou, desde 1º de janeiro, 2,5 mil casos confirmados e 94 internações, sendo que 76% desse total ocorreram nas duas últimas.

As compras da Rede Mário Gatti não serão destinadas aos centros de saúde, que são de responsabilidade da prefeitura. Há relatos da falta de testes em algumas unidades.

Situação que também acontece na cidade de São Pedro, na região de Piracicaba. A prefeitura publicou, nas redes sociais, um alerta, informando que não tem mais unidades disponíveis do teste de covid-19, e que aguarda o Ministério da Saúde repassar os insumos para o Estado de São Paulo, que, por sua vez, faz o encaminhamento aos municípios.

Compartilhe

Conteúdos