Sete linhas municipais, que atendiam dentro do Terminal Mercado, terão embarque e desembarque no entorno, em pontos nas vias Álvares Machado e Bernardino de Campos, por conta do fechamento provisório, que começou nesta semana para a finalização das obras.
São elas: 251 (Parque Fazendinha), 252 (Parque São Jorge), 256 (Parque Fazendinha / semiexpressa), 257 (Parque São Jorge), 261 (Padre Anchieta I), 263 (Terminal Padre Anchieta) e 265 (Padre Anchieta).
Além disso, duas linhas que atualmente atendiam no ponto externo ao Terminal Mercado, na avenida Benjamin Constant, serão remanejadas – 254 (Parque Universal) e 255 (Parque Via Norte).
Por fim, oito linhas do Corujão migram o ponto inicial / final para o Terminal Central: 179 (Jardim São Domingos), 199 (Vida Nova), 289 (Itajaí IV), 299 (Nova Aparecida), 309 (Parque Cidade), 339 (Cidade Universitária), 399 (Joaquim Egídio) e 489 (Parque Jambeiro).
Estão mantidos o atendimento no guichê da Transurc e os acessos à lanchonete e sanitários. Os novos pontos de parada provisórios são sinalizados com placas para evitar que os usuários do transporte público fiquem em dúvida, algo que ocorreu com certa frequência.
Nesta etapa atual das obras está ocorrendo a concretagem das plataformas e a instalação de uma parte da cobertura. Além da retirada do piso da entrada para a execução das caixas de concreto. A concretagem do piso será realizada na sequência. Essa etapa demanda cura do concreto, o que motiva o fechamento do espaço.
Diversos funcionários também estavam no local para finalizar as obras o mais rápido possível, já que ação no Terminal Mercado começou no dia 13 de novembro de 2023, com prazo de conclusão de 120 dias, ou seja, deve ficar pronta no próximo dia 13 de março.
Serão investidos R$ 1,4 milhão, por meio de contrapartida de uma construtora.