Ouça ao vivo

Após aumento na demanda, Estado vai ampliar vagas para hemodiálise em Campinas

O governo do Estado de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (27), que a oferta da hemodiálise em Campinas será ampliada com 60 vagas. O anúncio ocorreu após uma reunião sobre o aumento da demanda por este tipo de assistência no município, entre o prefeito, Dário Saadi, e o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva.
Foto: Divulgação

O governo do Estado de São Paulo confirmou, nesta quarta-feira (27), que a oferta da hemodiálise em Campinas será ampliada com 60 vagas. O anúncio ocorreu após uma reunião sobre o aumento da demanda por este tipo de assistência no município, entre o prefeito, Dário Saadi, e o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva.

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp abrirá 20 vagas nos próximos dias. Além de terceiro turno de hemodiálise com outras 40 vagas.

Segundo a Secretaria de Saúde, a média mensal de solicitações para hemodiálise era de 15,6 antes da pandemia de covid-19. Já de janeiro a outubro de 2023, este indicador aumentou para 28,5. O SUS Municipal dispõe de 253 cadeiras por meio de convênios com os hospitais PUC-Campinas e Beneficência Portuguesa e todas estão ocupadas.

Diante deste contexto, atualmente, a alternativa está sendo a internação no período de espera. Até esta quarta-feira (27) 18 pacientes aguardavam.

Ainda segundo o governo municipal, a consequência desta limitação é também a pressão por atendimentos em hospitais da Rede Mário Gatti, voltados aos casos de média e alta complexidade.

Na reunião, a prefeitura de Campinas também disse que foram feitos pedidos sobre o aumento da oferta de leitos de UTI neonatal e de UTI pediátrica para a cidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.