Ouça ao vivo

Após suspensão, licitação do lixo de Iracemápolis é retomada

Foto: Willian Santos

A prefeitura de Iracemápolis reabriu o processo de licitação para a contratação de uma nova empresa que ficará responsável pelo serviço de coleta de lixo.

Segundo a prefeitura, a decisão vem após queixas recorrentes de problemas como atrasos na coleta, abandono do serviço durante o dia, falta de caminhões reserva e despejo de chorume nas ruas.

O documento informa que a contratada deverá se responsabilizar por tarefas como a coleta de lixo de acordo com as rotas definidas pela prefeitura, prestação de serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares e comerciais, fornecimento, instalação e manutenção de contêineres com capacidade mínima de 1 mil litros, admissão e treinamento de funcionários, implementação de programas de segurança e saúde ocupacional, manutenção da documentação dos veículos em dia.

Em janeiro de 2022, moradores já reclamavam da situação, evidenciada por lixeiras cheias.

Em abril, o contrato a empresa responsável pela coleta foi rescindido, levando a prefeitura a contratar emergencialmente outra companhia até a conclusão da licitação, que ocorreu em julho.

Em novembro de 2022, a empresa foi notificada devido a reclamações de falta de coleta em alguns bairros.

Em 2023, a empresa foi novamente notificada a cumprir o contrato, alegando ser vítima de “sabotagens” como pneus furados e cortes de fiação elétrica.

No início deste ano, o problema persistia, com pilhas de lixo se acumulando em alguns bairros. Além do incômodo com o mau-cheiro, o acúmulo de resíduos também gera risco de proliferação de ratos e baratas.

A data prevista para a realização do novo pregão é 22 de abril.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.