Campinas inicia nesta segunda-feira, dia 25, a campanha de vacinação contra a gripe em 2024 para os grupos prioritários. As doses estarão disponíveis nos 68 centros de saúde da cidade.
Podem receber o imunizante, que combate as variantes detectadas da influenza, idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores das áreas de saúde e educação, crianças, entre 6 meses e 5 anos, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, povos indígenas, população em situação de rua, profissionais de segurança, como policiais, guardas municipais e bombeiros, população carcerária e jovens sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos.
A primeira remessa prevista para Campinas é de 53 mil doses e deve ser entregue à Secretaria Municipal de Saúde até esta sexta. A previsão inicial é de que a campanha seja realizada até 31 de maio, com possibilidade de prorrogação do prazo.
As salas de vacinação funcionam de acordo com o horário de funcionamento de cada centro de saúde. As informações estão no site da Prefeitura.
A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B. Quem já foi imunizado no ano passado deve repetir a dose.
A meta da Secretaria de Saúde é atingir 90% para cada público-alvo. As crianças que recebem o imunizante pela primeira vez precisam tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.
Quem for receber a vacina deve levar documento de identidade com foto e caderneta de vacinação, se tiver.
A data para vacinação do público em geral contra a gripe ainda será divulgada.