Pelo menos 60% das obras no prédio que abriga o Mercado Municipal de Campinas estão concluídas, segundo o secretário de infraestrutura, Carlos José Barreiro. Em entrevista à CBN Campinas, Barreiro afirmou que o espaço deve ser reinaugurado no início do segundo semestre. Com prazo de um ano, a reforma começou em julho de 2023, mas imprevistos devem prolongar a execução do projeto.
Segundo o secretário, os complementos, entre eles, a reforma do telhado, devem elevar o valor final da obra, orçada em inicialmente em R$ 7,2 milhões. Desse total, R$ 5 milhões vieram de uma emenda parlamentar, e o restante é custeado pela Prefeitura.
Enquanto isso, os lojistas foram transferidos para uma tenda montada no estacionamento do Mercadão. Até agora, foram corrigidos problemas hidráulicos e estruturais.
A principal novidade do projeto é um mezanino sobre os boxes centrais. O espaço deverá abrigar restaurantes, além de mesas e cadeiras para os clientes. A estrutura metálica já foi instalada no corredor central.
A fachada e as partes externas não serão modificadas. Barreiro afirma que está prevista uma revitalização, mantendo as carcterísticas originais do prédio. Construído em 1908, o prédio do Mercado Municipal de Campinas é um patrimônio tombado pelos órgãos de proteção estadual e municipal.