Campinas tem superlotação nos leitos de urgência e emergência do SUS

Foto: Arquivo/CBN Campinas

Campinas registra superlotação nos leitos da urgência e emergência que atendem pacientes do SUS. O Hospital de Clínicas da Unicamp, o Hospital PUC-Campinas e Rede Municipal Mário Gatti informaram nesta terça-feira (12) que operam acima da capacidade instalada, com todos os leitos ocupados.

Com o setor de emergência superlotado, o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp suspendeu, por tempo indeterminado, o encaminhamento de novos pacientes para Unidade de Emergência Referenciada (UER Adulto). Com 30 leitos instalados e 93 pacientes internados, o hospital informou que está trabalhando “acima da capacidade instalada, com sobrecarga da área física, de equipamento, de recursos humanos e materiais”.

A Unicamp solicitou na última segunda-feira (11) aos órgãos reguladores, como a Central Estadual de Regulação de Vagas (CROSS), aos serviços de resgate das rodovias da Região Metropolitana de Campinas (RMC), ao SAMU, aos bombeiros e ao grupamento Águia da PM, que não enviem mais pacientes para a emergência.

Em nota, a Superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp reafirmou sua finalidade para atendimento de casos graves referenciados de toda a região, e pediu a compreensão da população até que a situação se normalize.

A Rede Municipal Mário Gatti informou à CBN Campinas que, até o momento, não há reflexos no atendimento em relação a decisão tomada pelo HC. Assim como a unidade, os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde estão com prontos-socorros sobrecarregados e com todos os leitos ocupados.

Já o Hospital PUC-Campinas afirmou que o atendimento pelo SUS da Unidade de Emergência Referenciada também está acima da capacidade instalada, e com movimento muito intenso. A capacidade é de 20 leitos, porém, há 64 pacientes internados, 15 deles com gravidade.

Segundo a assessoria do hospital, os casos de dengue não impactam no atendimento, pois são direcionados para as UPAs e unidades básicas de saúde, porém, os casos de covid estão trazendo sobrecarga no sistema público. São oito pacientes com a doença internados, seis deles em estado grave. A orientação é que os moradores da região procurem outros serviços de saúde.

Diante do cenário, o prefeito Dário Saadi convocou uma reunião para esta quarta-feira (13), às 11h, com representantes dos hospitais e do Departamento Regional de Saúde, além de autoridades da Secretaria Municipal de Saúde, para discutir a sobrecarga do sistema no município.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.