Com quase 3 anos de atraso, reforma do Paviartes da Unicamp deve ser retomada

Foto: Arquivo pessoal

Alunos, docentes e funcionários do Instituto de Artes (IA) da Unicamp aguardam a nova reforma do Paviartes, também conhecido como Barracão de Artes Cênicas. As obras registram sucessivos atrasos desde abril de 2021, quando a primeira licitação foi aberta. Segundo Verônica Fabrini, docente do departamento desde 1991 e também aluna da primeira turma do instituto, a falta de um espaço adequado para as aulas se arrasta há décadas.

Em abril de 2021, foi assinado o primeiro contrato da licitação para a reforma. As obras começaram no mesmo mês, mas foram interrompidas pouco tempo depois, por inoperância da empresa vencedora. Em maio de 2022, a Unicamp rescindiu o contrato porque a empresa não havia atendido aos cronogramas básicos da obra.

Em novembro do mesmo ano, foi aberta uma nova licitação e contratada  outra prestadora de serviço. Em junho de 2023, porém, a Universidade rescindiu novamente o contrato, pois a segunda empresa também não cumpriu os prazos definidos no acordo.

O projeto de revitalização dos pavilhões do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, em Campinas, prevê manutenção e reforma do prédio no Pavilhão 1, além da reconstrução do prédio adjacente no Pavilhão 2 e a construção de uma praça coberta ligando os dois edifícios. O espaço abrigará eventos, cerimônias e intervenções artísticas.

Enquanto a proposta não sai do papel, alunos e professores enfrentam uma situação precária, e esperam, desde antes da pandemia, um prédio novo para as atividades das artes cênicas e dança.

O custo estimado da obra é de R$ 16,7 milhões e a execução deve durar 14 meses. Em julho do ano passado, a Diretoria Geral da Administração (DGA) informou que pretendia lançar, ainda naquele semestre, um novo edital de licitação para a escolha de uma empresa, o que não ocorreu.

Em nota, a Unicamp informou à CBN Campinas que o edital precisou ser reformulado completamente, em conformidade com a nova lei de licitações e considerando a inclusão de dispositivos para garantir maior segurança à Unicamp durante a obra, e está na fase final de correções antes de ser lançado.

A previsão é que a licitação seja publicada em abril. Já a obra deve começar por volta do último trimestre deste ano, desde que não ocorram problemas inesperados durante o processo licitatório que afetem os prazos estabelecidos.

A universidade ressaltou que foram oferecidos espaços alternativos para os cursos de dança e cênicas, adaptados para atender às necessidades específicas das aulas, no prédio do Ciclo Básico I, na Engenharia Básica e na Casa do Lago. Afirmou ainda que continua em busca de melhores espaços para atender às atividades enquanto a obra não é concluída.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.