Evasão escolar cresce em Campinas acima da média estadual 

Foto: Arthur Menicucci/G1

O Censo Escolar, realizado em 2023, aponta que a evasão escolar segue aumentando no ensino estadual de Campinas por três anos seguidos. De acordo com a pesquisa, a taxa na cidade em 2022, último ano da medição, foi de 4,1%. Em todo o Estado de São Paulo, o total foi de 3,3%. 

No terceiro ano do ensino médio, último antes da graduação a taxa de evasão tanto em Campinas quanto no Estado é de 5%. A maioria é composta por homens, pretos ou pardos e que estudam em escola pública. 

Para a pedagoga Lucelaine Zampolin, a falta de políticas públicas para manter os jovens estudando os afasta da escola por questões econômicas. 

A entrada no mercado de trabalho sem a conclusão do ensino médio também limita as possibilidades de crescimento na carreira pelo fato de os estudantes não cursarem uma faculdade, diz a professora. 

O governo federal criou o programa Pé de Meia, que destina R$ 200 por mês e mais R$ 1 mil a cada ano de conclusão do ensino médio para alunos da rede pública, dinheiro que é insuficiente para as despesas dos jovens que precisam trabalhar. 

A Secretaria da Educação do Estado informou que adota medidas para combater a evasão escolar e que as Diretorias de Ensino de Campinas Leste e Oeste têm parceria com o Ministério Público, Conselho Tutelar e redes de apoio às crianças e adolescentes. Já a prefeitura informou que não existem escolas municipais de ensino médio na cidade. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Detento de ‘saidinha’ é preso após sequestrar idoso em Indaiatuba; resgate foi em Sorocaba

Explosão de gás deixa uma pessoa ferida em restaurante de Piracicaba

Vandalismo fecha duas praças de esportes para serviços emergenciais neste sábado em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.