Ouça ao vivo

TJ torna prefeito de Monte Mor réu após “despejo” de sem-tetos em Boituva

Foto: Reprodução/Facebook

O Tribunal de Justiça de São Paulo tornou réu o prefeito de Monte Mor, Edivaldo Antônio Brischi, pelo crime de constrangimento ilegal por causa do envio de moradores em situação de rua para Boituva, em 2021.

A acusação foi feita pelo Ministério Público Estadual.

Segundo a decisão do TJ, Edivaldo Brischi vai responder nove vezes pelo crime por ter, mediante grave ameaça, obrigado nove moradores em situação de rua a entrarem em uma van que os deixou na cidade vizinha.

Como prefeito, Edivaldo Antônio Brischi tem foro especial no Tribunal de Justiça, por isso, a decisão de recebimento da denúncia foi tomada pela 9ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal.

O advogado de defesa do prefeito, Cyro da Silva Maia Junior, informou que o prefeito ainda não havia sido notificado pessoalmente da investigação.

Na época da denúncia, o defensor afirmou que “a preferência da defesa é a manifestação apenas no processo”.

Há três anos, os sem-teto deixados em Boituva procuraram a Polícia Civil e relataram que foram despejados à força, chamados de lixo, inclusive com ameaças de uso de spray de pimenta.

Em um vídeo, dias depois, o prefeito disse que iria “mostrar como se governa” e não pode “ver a cidade virar um lixo”. O governo municipal ressaltou também, em nota, que as “pessoas transferidas foram apenas as que concordaram em retornar ao local de origem”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.