Ouça ao vivo

Jaguariúna muda protocolo de atendimento para casos suspeitos de dengue

Foto: Arquivo/CBN Campinas

A Prefeitura de Jaguariúna adotou novas medidas para melhorar o fluxo de atendimento e agilizar os diagnósticos dos pacientes com suspeita de dengue na cidade.

Uma das medidas foi a compra de testes rápidos de dengue, que já estão sendo realizados na Unidade de Pronto Atendimento.

Os testes são feitos após triagem dos pacientes que estiverem entre o primeiro e o quinto dia de sintomas. O resultado sai em até 20 minutos.

Segundo a secretaria, o teste rápido negativo não descarta a possibilidade de o paciente estar positivo para a doença. Por isso, ele é orientado a fazer um novo teste, a partir do sexto dia do início dos sintomas, para poder fechar o diagnóstico.

Além disso, a Secretaria de Saúde abiu uma unidade de apoio para acompanhamento e monitoramento dos pacientes que passaram pela UPA com sintomas de dengue.

A unidade funciona aos finais de semana, na Unidade Básica de Saúde 12 de Setembro, das 7h às 11h.

O horário de funcionamento dos laboratórios das UBSs foi estendido em uma hora, e também passam a funcionar nos finais de semana. A hora adicional de atendimento será exclusiva para casos suspeitos de dengue.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.