Ministério da Saúde libera doses da dengue prestes a vencer para a RMC

Rogério Vidmatas/Prefeitura de Dourados/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira que mais 154 municípios receberão a vacina contra a dengue, e incluiu a Região Metropolitana de Campinas na lista. 

A pasta explicou que as doses não serão tiradas dos Estados que já receberam a vacina, mas que os Estados serão responsáveis pela distribuição e vão remanejar os imunizantes dentro de uma lista de municípios. 

O Ministério não sabe precisar quando as doses chegarão nessas novas cidades, já que isso depende da logística. 

Na primeira etapa, 521 cidades foram selecionadas para aplicar o imunizante, de 16 estados e o Distrito Federal. Na ocasião, o ministério determinou que fossem incluídas as cidades com mais de 100 mil habitantes e os munícipios vizinhos com casos de dengue tipo 2. 

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), chegou a ir à Brasília para conversar com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para incluir a cidade na lista de municípios que poderiam receber novas remessas da dose, devido ao número de casos e mortes. 

No Estado de São Paulo, apenas a região do Alto Tietê recebeu doses, mas a aplicação ficou abaixo da expectativa. 

A Secretaria Estadual de Saúde informou à CBN Campinas que aguarda um documento técnico do Ministério da Saúde para, a partir daí, definir o esquema logístico da redistribuição das doses. 

A prefeitura de Campinas comemorou a decisão, e lembrou que aconteceu uma semana depois da reunião de Dário, representando a Frente Nacional de Prefeitos, com a ministra Nísia Trindade. Em nota, a administração ainda aguarda o envio da nota técnica do Ministério da Saúde para saber quantas doses a cidade receberá e a partir de qual momento elas ficam disponíveis para aplicação pela Secretaria de Saúde. 

Dados atualizados nesta quarta-feira apontam que a cidade tem 30.864 casos confirmados de dengue. O pico da epidemia, segundo estudos da Vigilãncia Epidemiológica, deve acontecer em abril. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Hospital de Americana faz campanha para reforçar estoque de sangue

Itatiba lança projeto ambiental com investimento de R$ 50 milhões

Tarifa reduzida na Zona Azul Digital aumenta uso das vagas aos sábados em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.