Devido às chuvas abaixo do esperado no período do verão, o Consórcio PCJ antecipou para março o início da “Operação Estiagem”, na qual os municípios e empresas associados terão acesso à situação hídrica das Bacias PCJ e apoio técnico da equipe da Secretaria Executiva.
Segundo o PCJ, com o Sistema Cantareira com índice de armazenamento acima de 75% nesta época do ano, a situação hídica é confortável para os municípios que podem receber água do sistema, com o abastecimento de 2024 garantido. Porém, para outras cidades da região de abrangência do PCJ, a situação preocupa, como explica o Secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahoz. “Já para os outros 56 municípios, como é o caso de Piracicaba e municípios que dependem do rio Corumbataí, de poços profundos, de outros córregos e riberões, já estão apresentando dificuldades. Então, estamos lançando já essa Operação Estiagem, que será seguida por Câmaras Técnicas dos comitês e bacias para que possamos, apesar das dificuldades, garantir a sustentabilidade hídrica”.
Entre as ações da operação estiagem estão detecção de perdas e verificações técnicas de vazamentos nas redes, manutenção de reservatórios municipais nos bairros, manter estoques de cloro e outros produtos químicos, como carvão ativado, para o tratamento mais sofisticado, que é necessário quando há a vazão está mais baixa no ponto de captação, compra de peças para reposição de bombas e outros equipamentos, para não ter problemas de abastecimento durante o processo de compra de novas peças, entre outras medidas estruturais, além de medidas consideradas não estruturais, que consistem principalmente em conscientizar a população quanto ao uso responsável de água.
O secretário explica que tipo de chuva favorece o abastecimento, e em quais locais é preciso que chova para garantir o abastecimento da região. “As áreas da afluência do Cantareira, que é toda aquela região de Minas, Extrema, Camanducaia, Toledo, Bragança Paulista, Nazaré Paulista, infelizmente nós estamos tendo chuvas, 30 mm em uma hora, o ideal seriam aquelas chuvas lentas, chuvas mansas, recarregando lençol (freático), fortalecendo as nascentes, porque aí você realimenta as nascentes e essas nascentes é que vão garantir vazão nos pequenos córregos ribeirões.”
A região das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí abrange 76 municípios, sendo 58 estão no Estado de São Paulo e 4 em Minas Gerais.