CBN Ribeirão 99,1 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

PCJ antecipa operação estiagem, mas Cantareira garante abastecimento em parte da região

Devido às chuvas abaixo do esperado no período do verão, o Consórcio PCJ antecipou para março o início da “Operação Estiagem”, na qual os municípios e empresas associados terão acesso

PCJ antecipa operação estiagem, mas Cantareira garante abastecimento em parte da região
Rio Atibaia - Foto: Guilherme Pierangeli

Devido às chuvas abaixo do esperado no período do verão, o Consórcio PCJ antecipou para março o início da “Operação Estiagem”, na qual os municípios e empresas associados terão acesso à situação hídrica das Bacias PCJ e apoio técnico da equipe da Secretaria Executiva.

Segundo o PCJ, com o Sistema Cantareira com índice de armazenamento acima de 75% nesta época do ano, a situação hídica é confortável para os municípios que podem receber água do sistema, com o abastecimento de 2024 garantido. Porém, para outras cidades da região de abrangência do PCJ, a situação preocupa, como explica o Secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahoz. “Já para os outros 56 municípios, como é o caso de Piracicaba e municípios que dependem do rio Corumbataí, de poços profundos, de outros córregos e riberões, já estão apresentando dificuldades. Então, estamos lançando já essa Operação Estiagem, que será seguida por Câmaras Técnicas dos comitês e bacias para que possamos, apesar das dificuldades, garantir a sustentabilidade hídrica”.

Entre as ações da operação estiagem estão detecção de perdas e verificações técnicas de vazamentos nas redes, manutenção de reservatórios municipais nos bairros, manter estoques de cloro e outros produtos químicos, como carvão ativado, para o tratamento mais sofisticado, que é necessário quando há a vazão está mais baixa no ponto de captação, compra de peças para reposição de bombas e outros equipamentos, para não ter problemas de abastecimento durante o processo de compra de novas peças, entre outras medidas estruturais, além de medidas consideradas não estruturais, que consistem principalmente em conscientizar a população quanto ao uso responsável de água.

O secretário explica que tipo de chuva favorece o abastecimento, e em quais locais é preciso que chova para garantir o abastecimento da região. “As áreas da afluência do Cantareira, que é toda aquela região de Minas, Extrema, Camanducaia, Toledo, Bragança Paulista, Nazaré Paulista, infelizmente nós estamos tendo chuvas, 30 mm em uma hora, o ideal seriam aquelas chuvas lentas, chuvas mansas, recarregando lençol (freático), fortalecendo as nascentes, porque aí você realimenta as nascentes e essas nascentes é que vão garantir vazão nos pequenos córregos ribeirões.”

A região das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí abrange 76 municípios, sendo 58 estão no Estado de São Paulo e 4 em Minas Gerais.

Conteúdos