Ouça ao vivo

Presidente do Conselho da RMC explica a situação de emergência no combate à dengue

Foto: Reprodução Redes sociais

Após o Governo do Estado decretar estado de emergência em saúde pública devido à dengue, o Prefeito de Jaguariúna e Presidente do Conselho da Região Metropolitana de Campinas, Gustavo Reis, apontou, em entrevista à CBN Campinas, que concorda com a medida, e citou os dados da dengue no estado e em Campinas como justificativas.

Segundo Reis, a medida facilita para que os prefeitos possam ter maior agilidade em medidas para atuar no combate à dengue. “O estado de emergência facilita a compra de insumos e facilita a contratação de novos funcionários, mas nós dependemos muito do recurso que o estado possa nos dar, pra gente poder atender as pessoas que estão nesse momento de necessidade, mais insumos, também a compra de nebulizadores para os municípios e também o aumento das unidades de pronto atendimento com mais equipamentos pra gente atender melhor a nossa população.”

Reis explicou a razão de os municípios também precisarem decretar emergencia individualmente, mesmo após o estado já ter tomado essa medida. “É importantíssimo o município também se adequar, porque amanhã ou depois ele tem que responder pro Tribunal de Contas do Estado, as ações que ele tomou de maneira a estar aderindo ao plano que foi decretado pelo Estado. Então, o município tem que se adequar”.

Ele citou um outro problema que acontece atualmente nos hospitais e centros de saúde em relação ao atendimento. “O fato é que nós estamos tendo um problema hoje, que além do aumento da questão da dengue, as nossas UPAs, elas estão lotadas também de pessoas com Covid, isso é uma situação muito delicada.”

Diante dessa situação, um reunião emergencial para tratar do combate a dengue em âmbito regional foi convocada por Reis e por Dário Saadi com os prefeitos das cidades da RMC para esta sexta-feira, às 9h, na sala azul da Prefeitura de Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.