A Polícia Civil de São José do Rio Preto cumpriu nesta quinta-feira (21), em Campinas, dez mandados de busca e apreensão e seis de prisão temporária contra integrantes de uma quadrilha que aplica golpes pela internet. Os mandados foram cumpridos no Jardim Santa Rosa e Novo Maracanã, na região do Campo Grande, Parque Jambeiro e Jardim Santa Cruz.
Essa é parte da Operação Cyberconnect, também realizada em outros pontos do Estado de São Paulo. A estimativa da equipe da investigação é de que 5 mil vítimas tiveram prejuízo aproximado de R$ 50 milhões de reais.
De acordo com a investigação, as vítimas seriam todas da região de Rio Preto. Elas teriam débitos em aberto com a concessionária de energia elétrica da região. Os golpistas, então, entravam em contato e ofereciam possibilidades de acordo, gerando boletos falsos. O dinheiro caía na conta dos criminosos.
O delegado repsonsável pela investigação, João Lafayette Sanches Fernandes, afirma que uma série de crimes cibernéticos foram detectados.
Até o momento, três mulheres foram presas em Campinas, e levadas ao 1º Distrito Policial da cidade. As prisões aconteceram nos bairros Santa Rosa, Parque Jambeiro e Novo Maracanã. Outros três suspeitos identificados pela investigação ainda não foram localizados.
A operação cumpre, no total, 67 mandados de busca e apreensão e 26 de prisões, além de sequestro de bens e valores, em quatro estados do país. O Grupo de Operações Especiais (GOE) apoia a força-tarefa. Na região de Campinas, também foram cumpridos mandados em Hortolândia e Sumaré.
Na primeira etapa, em novembro do ano passado, 500 objetos entre telefones e dispositivos eletrônicos foram apreendidos, e 10 sites fraudulentos foram derrubados.