Ouça ao vivo

Campinas inicia vacinação contra a gripe na segunda-feira

Foto: Prefeitura de Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas inicia na segunda-feira (25) a campanha de vacinação contra a gripe. As doses estarão disponíveis nos 68 centros de saúde de Campinas. Neste ano a campanha foi antecipada, conforme explica a coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli. “Por conta da circulação viral né? Por conta de toda a sazonalidade, pensando em proteger o quanto antes a nossa população, a campanha foi antecipada, e pra gente é uma excelente estratégia né? Quanto antes protegermos a população, melhor, então antes do frio, antes dos meses aí que a gente tenha um aumento na circulação dos vírus respiratórios, por isso que é importante que a população receba essa essa dose agora.”

A princípio a imunização estará disponível apenas para grupos prioritários, como idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, entre outros. Neste ano não há escalonamento dentre os grupos prioritários, e todos já podem receber as doses desde o início da campanha. Posteriormente ela poderá ser disponibilizada ao público em geral. “Desde o ano passado não teve essa estratégia de escalonamento. Prioritários já iniciam aí a partir do 22 com a vacina à disposição.”

Para se vacinar não é preciso realizar agendamento. Basta comparecer a uma das salas de vacina dos Centros de Saúde de Campinas levando documento de identidade com foto, e a caderneta de vacinação, se tiver.

E é possível tomar junto da vacina da gripe, também, a vacina contra a covid-19. “A vacina estando disponível, a pessoa precisando completar o esquema, que aproveite a oportunidade, né? E agora junto com a campanha de influenza é um excelente momento, já pode receber as duas vacinas juntas, não tem nenhuma contra indicação disso acontecer. Então, você vai no centro de saúde uma vez só e já garante as duas vacinas.”

Mais informações sobre os horários das salas de vacina e a disponibilidade de vacinas contra a covid-19 nos CSs podem ser obtidas no site vacina.campinas.sp.gov.br

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.